Operação integrada na Região Serrana mobiliza 369 agentes e reforça segurança em 15 municípios do ES
Foto: Divulgação/PMESA Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) realizou uma grande operação integrada de segurança pública em todos os 15 municípios da Região Serrana do Espírito Santo. A ação, que teve duração de três dias, mobilizou um efetivo de 369 agentes e 157 viaturas, com o objetivo de combater o crime organizado, reduzir os índices de criminalidade e ampliar a sensação de segurança da população.
A operação reuniu de forma articulada as forças da Polícia Militar (PMES), Polícia Civil (PCES), Polícia Penal (PPES) e Polícia Científica (PCIES), além do Corpo de Bombeiros Militar (CBMES), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer) e guardas municipais.
Segundo o secretário da Sesp, Leonardo Damasceno, a estratégia reforça a integração das forças de segurança no estado.
“O Estado Presente é uma estratégia que integra inteligência, policiamento ostensivo, investigação e participação comunitária. Nosso objetivo é ampliar a presença do Estado, reduzir os índices criminais e fortalecer a sensação de segurança da população em todas as regiões”, destacou.
Durante o período da operação, foram realizadas ações de saturação, cumprimento de mandados judiciais e fiscalização de veículos e pessoas em pontos estratégicos. Ao todo, foram registradas 872 abordagens a pessoas, 324 carros e 370 motocicletas fiscalizados, além de 25 estabelecimentos comerciais vistoriados.
O balanço final aponta ainda:
12 pessoas detidas ou conduzidas às delegacias da região;
4 mandados de prisão e 2 mandados de busca e apreensão cumpridos;
4 veículos recolhidos, sendo 2 utilizados em práticas criminosas e 2 com registro de furto/roubo recuperados;
176 autos de infração de trânsito lavrados e 7 veículos removidos por irregularidades.
Paralelamente às ações repressivas, a operação também promoveu atividades educativas em escolas e espaços públicos da Região Serrana, com palestras voltadas à prevenção ao tráfico de drogas, combate à violência doméstica, segurança no trânsito, prevenção ao bullying e protocolos de resposta a situações de agressor ativo.
O Corpo de Bombeiros Militar também participou da operação, realizando inspeções técnicas em estabelecimentos comerciais e orientando proprietários sobre normas de segurança contra incêndio e pânico, visando à regularização e prevenção de riscos em espaços de uso coletivo.



